19/04/2024 +55 (99) 9999-9999

O Dia Agora

ELEIÇÃO NO MPPB: conheça nomes cotados à lista tríplice da instituição

Por Agencia de Notícias ODIA1 17/04/2021 às 08:39:34

Deve ter início no próximo mês o processo que vai definir a lista tríplice para escolha do procurador-geral de Justiça da Paraíba, no âmbito do Ministério Público do Estado (MPPB). O escolhido vai substituir o atual procurador-geral, Francisco Seráphico Ferraz da Nóbrega.

O processo começará com as inscrições dos candidatos que pretendem disputar a lista tríplice, no fim do mês de maio. Já a eleição para a escolha dos candidatos está prevista para ocorrer no dia 29 de julho.

Nomes prováveis

Conforme apuração da reportagem, devem participar do processo eleitoral interno, os promotores Amadeu Lopes, Bergson Formiga e Antonio Hortêncio. Outros nomes poderão se inscrever a partir da abertura do processo eleitoral interno, que deve ter início no próximo mês.

A escolha

Após a eleição interna, que deve ocorrer no mês de julho, a lista tríplice com os nomes mais votados será encaminhada ao governador da Paraíba, João Azevêdo (Cidadania), a quem cabe a palavra final sobre a escolha do procurador-geral de Justiça para o biênio 2021-2023.

Tradicionalmente, o governador escolhe o nome mais votado da lista. Ao todo, cerca de 211 membros do Ministério Público estão aptos a votar e a participaram do pleito. Na última eleição, Francisco Seráphico foi o mais votado, quando obteve 179 votos, correspondendo a 90,4% dos votantes, tendo sido reconduzido para o cargo.

Quem são os prováveis candidatos

Amadeu Lopes – O promotor ingressou no Ministério Público da Paraíba (MPPB) no ano de 1996, iniciando suas atividades funcionais pela Promotoria Cumulativa de São Bento. Em seguida, Cajazeiras, Mamanguape e Campina Grande. Durante sua jornada, exerceu variadas atribuições perante as Promotorias do Júri e Criminais, Cíveis e da Família, da Infância e Juventude, Meio Ambiente, do Consumidor, da Cidadania, Patrimônio Público, Juizados, Cível e Criminal, promotor eleitoral de João Pessoa e titularidade da Promotoria Especializada da Fazenda Pública da Capital. Atualmente, desempenha a função de 41º Promotor de Justiça da Promotoria de Justiça de João Pessoa
e é Membro da Comissão de Elaboração Legislativa.

Bergson Formiga – O promotor ingressou no Ministério Público em 1996. Inicialmente, atuou nas promotorias de São João do Rio do Peixe e Soledade. Em 1999, foi promovido para Conceição. Quatro anos depois, foi removido para Picuí. Em 2008, foi promovido para Campina Grande, onde atualmente exerce a função de 1º promotor da Fazenda Pública. Em 2015, foi eleito pela primeira vez, presidente da Associação Paraibana do Ministério Público, e no ano passado, recebeu o desafio de ser diretor da Região Nordeste na nova gestão da Associação Nacional de Membros do Ministério Público, a Conamp. Atualmente, é 3º Promotor de Justiça da Promotoria de Justiça de Cabedelo e 44º Promotor de Justiça da Promotoria de Justiça de João Pessoa. Também exerce a função de Coordenador de Assessoria do Procurador Geral de Justiça.

Antônio Hortêncio – O promotor tomou posse no Ministério Público da Paraíba em maio de 2000, lotado na Promotoria de Justiça Cumulativa de Sumé, no Cariri Paraibano. Ao longo da carreira, atuou, também, nas Promotorias de Justiça de Prata, Monteiro, Santa Rita e Bayeux. Atualmente, é titular do cargo de 7º Promotor de Justiça Criminal de João Pessoa. Além de sua atuação em diversas atividades nas Promotorias de Justiça, desempenhou o cargo de Assessor Técnico do Procurador-Geral de Justiça e, mais recentemente, de janeiro de 2011 a abril de 2015, o cargo de Promotor Corregedor da Corregedoria-Geral do Ministério Público. Atualmente, é secretário-geral do Ministério Público da Paraíba.

Fonte: https://www.polemicaparaiba.com.br/

Comunicar erro
Comentários