29/04/2024 +55 (99) 9999-9999

Esporte/Cotidiano

Governo comemora um ano de ações bem-sucedidas do projeto Vacina Mais PB e lança cartão de vacina em Braille e Manual Escolar

Foto: Reprodução O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e da Gerência Executiva de Vigilância em Saúde, promoveu, nesta terça-feira (15) pela manhã, o evento em comemoração a um ano do projeto "Vacina Mais Paraíba", criado com o objetivo de melhorar as coberturas vacinais no estado.

Por Agencia de Notícias ODIA1 15/08/2023 às 18:24:51

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e da Gerência Executiva de Vigilância em Saúde, promoveu, nesta terça-feira (15) pela manhã, o evento em comemoração a um ano do projeto "Vacina Mais Paraíba", criado com o objetivo de melhorar as coberturas vacinais no estado. O balanço das ações realizadas, as perspectivas para 2024 e o lançamento do cartão de vacina em Braille e o Manual Escolar para implementação de ações de vacinação fizeram parte da programação da solenidade, realizada no Teatro Paulo Pontes, no Espaço Cultural, com a presença de gerentes regionais de saúde; coordenadores regionais e apoiadores de imunização; todos os profissionais da imunização e secretários de saúde municipais, representados pelo Cosems-PB.

O Projeto "Vacina Mais Paraíba" conseguiu resultados exitosos em um ano de atuação. De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Jhony Bezerra, as coberturas vacinais estavam muito baixas, a exemplo do que vinha ocorrendo em todo país, devido a pouca procura e às fake news. Então, o Governo da Paraíba resolveu criar o projeto "Vacina Mais Paraíba" e conseguiu restabelecer, juntamente com os 223 municípios, uma política de educação permanente nas salas de vacinas.

"Foram mais de nove mil profissionais capacitados para fortalecer as boas práticas, a organização do calendário vacinal e o trabalho de imunização nas escolas. Dessa forma, conseguimos avançar em todas as vacinas do Programa Nacional de Imunização (PNI), com destaque para a poliomielite, na qual a Paraíba foi a líder no ranking nacional dessa vacina e o primeiro estado a alcançar a cobertura, no ano passado, quando também fomos o segundo a atingir a cobertura da influenza com a cobertura vacinal acima de 90%, em mais de 193 municípios", ressaltou. Ainda, comparando os anos de 2021 e 2022, pôde-se observar o aumento de 20% na cobertura da vacina BCG; 8% na de Hepatite A e 7% na de Tríplice Viral.
Com o projeto, o Governo do Estado promoveu, ao todo, um investimento de mais de R$ 800 mil nas salas de vacina com a capacitação e a contratação de equipes de imunização, bem como promovendo a premiação dos municípios que atingissem a meta de vacinação contra a influenza.

A regionalização do Projeto viabilizou acontecer 10 dias D com o objetivo de promover acesso e divulgação da vacinação em mídia local, resultando em 974.397 doses aplicadas. As ações foram realizadas nas 12 Gerências Regionais de Saúde (GRS), com o processo de educação permanente de 9.795 profissionais em âmbito estadual que atuam na atenção primária à saúde. Além disso, o Projeto é finalista no Prêmio Excelência em Competitividade 2023 – Categoria Boas Práticas, do Centro de Liderança Pública (CLP), devido as suas ações voltadas para os profissionais e a população com o objetivo de ampliar e melhorar os índices de coberturas vacinais no estado.

A secretária executiva de Estado da Saúde, Renata Nóbrega, explicou que neste primeiro ano de execução do Projeto todas as secretarias municipais de saúde se comprometeram com a educação permanente para o alcance e a melhoria das coberturas vacinais no estado. "Para o final de 2023 e o ano de 2024 vamos colocar mais desafios para o final deste ano. A divulgação do cartão de vacinação em Braile para o acesso das pessoas com deficiência visual é um marco nas ações de imunização, assim como o lançamento do manual instrutivo para a rede escolar e do selo de vacinação, no qual todos os municípios vão ter a garantia da vacinação do público escolar", explicou.

Para a presidente do Conselho de Secretaria Municipais de Saúde da Paraíba (Cosems-PB), Soraya Galdino, o projeto fortaleceu as ações de imunização em todos os municípios da Paraíba. "Parabenizo o governo estadual, por meio da SES, por chegar junto em todos os municípios e lançar esse projeto que possibilitou que o nosso estado se destacasse nacionalmente nas campanhas e nas metas das vacinas", argumentou.

As ações do projeto contaram com a contratação de 19 enfermeiros apoiadores focais e dois coordenadores de macrorregiões para atuarem junto aos gestores de imunização das gerências para o fortalecimento das ações de imunização, bem como foi feita uma avaliação e diagnóstico situacional das 1.198 salas de vacina do estado. Desse modo, a SES realizou uma oficina sobre calendário vacinal com 6.901 agentes comunitários de saúde, com o objetivo de construir e implantar procedimentos operacionais padrão.

Segundo o diretor do PNI do Ministério de Saúde, Eder Gathi, o que acontece na Paraíba com o projeto deve ser replicado em todo o Brasil, pois a proposta do Governo Federal está muito alinhada com a do "Vacina Mais Paraíba" que visa a aproximação com os municípios para trabalhar em parceria. "A Paraíba está comprometida com a agenda nacional de imunização numa lógica de aproximação com os municípios e isso é muito importante. A Paraíba hoje vibra na mesma frequência do Ministério da Saúde. O governo federal está empenhado em recuperar as coberturas vacinais e, para isso, precisamos ajustar nossos sistemas de informações, que é algo que impacta bastante o registro de doses aplicadas e ampliar o acesso", disse.

A presidente da Funad, Simone Jordão, falou da importância do cartão de vacina em Braille. "É proteção à vida das pessoas com deficiência visual, pois sabemos que a vacinação acontece em todas as etapas da vida e, depois da pandemia, entendemos a importância que tem para salvar vidas. A forma como esse instrumento chega para as pessoas cegas é uma iniciativa que a Paraíba está dando exemplo", ressaltou.

Para a gerente executiva do Ensino Fundamental e Infantil da Secretaria de Estado da Educação, Tatiane Andrade, a escola desempenha um papel fundamental na promoção da saúde, pois é o local que os estudantes passam a maior parte do tempo e é onde podem ser alcançados de maneira eficaz e eficiente. "O acesso aos cuidados da saúde de qualidade é um direito de todos. Reconhecemos que os problemas de saúde podem afetar o desempenho acadêmico e o bem-estar dos nossos estudantes, portanto, estamos unindo forças com a SES para garantir que todos os estudantes recebam os cuidados de saúde que precisam para que se concentrem totalmente em seus crescimentos acadêmico e pessoal", pontuou.

O evento contou ainda com as presenças da representante do Ministério Público Estadual, Fabiana Lobo; a presidente da Sociedade Paraibana de Pediatria, Socorro Martins; o enfermeiro e representante do Coren-PB, Glauber Galiza, e o professor da UFPB, representando a Fiocruz, Luciano Gomes.

Fonte: https://www.polemicaparaiba.com.br/

Comunicar erro
Comentários