No próximo sábado (18), a Prefeitura de João Pessoa promoverá um ‘Dia D’ de mobilização vacinal com o objetivo de ampliar a cobertura vacinal contra Influenza e dengue, além de atualizar as vacinas do Calendário Nacional de Imunização. A ação ocorrerá das 8h às 12h nas unidades de saúde da família (USFs), policlínicas municipais e no Centro Municipal de Imunização, e das 12h às 21h nos pontos móveis.
Os três pontos móveis, localizados no Home Center Ferreira Costa e nos Shoppings Sul e Tambiá, oferecerão apenas as vacinas contra dengue e Influenza. "É mais um chamamento de fundamental importância para criar um bloqueio contra doenças imunopreveníveis e, dessa forma, evitar hospitalizações e mortes. Portanto, quem ainda não tomou as vacinas de campanhas ou estão com as doses da caderneta atrasadas, esta é uma oportunidade de colocar essa proteção em dia", destacou Fernando Virgolino, chefe da Seção de Imunização da Prefeitura de João Pessoa.
No Brasil, apenas 31,64% do público-alvo se vacinou contra a gripe. Na Paraíba, esse número é de 37,30%. E, em João Pessoa, apenas 16,78% das pessoas que integram o grupo prioritário tomaram a dose do imunizante, sendo a meta de 90%. Para conter os casos graves e internações pela doença, o Ministério da Saúde (MS) ampliou a campanha de vacinação para toda a população acima de seis meses de idade, mas o alerta segue para as pessoas que integram o grupo prioritário, que são mais vulneráveis para as complicações da gripe.
"Gestantes, puérperas, idosos e crianças menores de cinco anos, além das pessoas com alguma comorbidade ou condições especiais devem ir a uma sala de vacina e receber a dose que protege contra Influenza. É uma convocação, um apelo para que essas pessoas se vacinem. Lembrando que uma gripe pode evoluir para pneumonia, meningite, bronquiolite, sinusite e outras doenças respiratórias", completou o coordenador.
De acordo com o boletim epidemiológico do Ministério da Saúde, os casos e óbitos de Influenza e Vírus Sincicial Respiratório (VSR) permanecem em aumento em todo o Brasil, dado o período sazonal. Os casos de Síndromes Respiratórias Aguda Grave (SRAG) por VSR em crianças menores de quatro anos chamam a atenção pela magnitude e manutenção do crescimento. Além disso, a manutenção da circulação de Influenza A já se faz notar entre o total de óbitos de SRAG notificados nas últimas semanas.
Dengue
A campanha teve início no dia 19 de fevereiro e, para quem iniciou o esquema nesse dia, poderá completar o esquema vacinal com a segunda dose justamente a partir deste sábado, 18 de maio.
A vacina é recomendada para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, com o esquema composto de duas doses, em intervalo de três meses entre as doses. Caso o usuário tenha contato com a doença antes da vacina, é recomendado aguardar seis meses para o início do esquema vacinal com a vacina dengue (atenuada).
Caso a infecção ocorra após o início do esquema, não há alteração no intervalo entre D1 e D2, desde que a D2 não seja realizada com o período inferior a 30 dias do início da doença.
Em 2023, João Pessoa ficou em 1º lugar no ranking entre as capitais do Nordeste e 2º lugar entre as capitais do Brasil com 90,96% de doses de vacina contra Influenza aplicadas na população. Esse percentual representa o número de pessoas que fazem parte dos grupos prioritários.
Locais para vacinação em João Pessoa neste sábado (18):
Home Center Ferreira Costa
Ofertando apenas as vacinas contra Influenza e Dengue
Horário: 12h às 21h
Shopping Sul
Ofertando apenas as vacinas contra Influenza e Dengue
Horário: 12h às 21h
Shopping Tambiá
Ofertando apenas as vacinas contra Influenza e Dengue
Horário: 12h às 20h
Policlínicas Municipais e Centro Municipal de Imunização
Vacinas de Campanha (Dengue, Covid-19 e Influenza) e de rotina
Horário: 8h às 12h
Unidades de Saúde da Família (USFs)
Vacinas de Campanha (Dengue, Covid-19 e Influenza) e de rotina
Horário: 8h as 12h
T5