22/05/2024 +55 (99) 9999-9999

Paraíba

Morre Lady, elefanta que morou na Bica, em João Pessoa

Lady foi eutanasiada após se deitar e não demonstrar qualquer interesse em levantar-se novamente. O Santu√°rio estimou que Lady tinha 52 anos.

Por Agencia de Notícias ODIA1 16/05/2024 às 20:00:14

Lady, a elefanta que morou no Parque Zoobotânico Arrada Câmara, a Bica, em João Pessoa, morreu na noite dessa quarta-feira (15). O anúncio da morte foi feito pelo Santu√°rio de Elefantes Brasil, local onde Lady foi levada após deixar a Bica.

Com informado pelo Santu√°rio de Lady foi eutanasiada após se deitar e não demonstrar qualquer interesse em levantar-se novamente. O Santu√°rio estimou que Lady tinha 52 anos.

Lady chegou à Bica após ser resgatada de um circo que se apresentava no estado. Debilitada, ela recebeu tratamento e foi acolhida no parque por alguns anos. No entanto, o local não oferecia o espaço adequado para Lady e ela foi transferida para o santu√°rio.

Confira abaixo parte do comunicado do Santu√°rio sobre a morte de Lady:

É com tristeza que anunciamos que a nossa amada Lady faleceu tranquilamente na noite de quarta-feira, 15 de maio. Ela foi humanamente eutanasiada depois de se deitar e não demonstrar qualquer interesse em levantar-se novamente. Não h√° registros de seu nascimento, mas acreditamos que ela tinha aproximadamente 52 anos.

Antes de se deitar, parte de sua rotina era receber analgésicos tr√™s vezes ao dia. Uma pessoa da equipe estava com ela às 22h de segunda-feira e ela estava parada ao lado da grande e linda √°rvore no primeiro recinto do habitat para machos asi√°ticos; ela costumava encostar a parte traseira no tronco da √°rvore e dormir. Às 6h, ela foi encontrada deitada no segundo recinto do mesmo habitat. Verificamos para ter certeza de que ela estava viva, mas ela estava parada e quieta e não deu qualquer indicação de que queria fazer outra coisa senão ficar onde estava.

Havia alguns sinais ao redor de seu corpo de que ela havia se mexido um pouco durante a noite, mas nada indicava que ela tivesse tentado se levantar. Durante todo o tempo em que ela ficou deitada, ela ainda estava l√° mentalmente, mas parecia menos responsiva do que qualquer elefante que j√° vimos que ficou caído por qualquer período de tempo. Normalmente, voc√™ veria o elefante jogando terra sobre seu corpo ou as orelhas batendo – mesmo no chão, eles permanecem ativas – mas não houve nada disso por parte de Lady. Ela dormia e, ao ser abordada, abria os olhos e olhava para voc√™, mas depois voltava a dormir. Ela foi monitorada durante todo o dia de terça-feira, continuou recebendo analgésicos, mas não houve alteração em seu estado. Na manhã de quarta-feira, toda a nossa equipe veterin√°ria esteve aqui, incluindo Mateus, Dra. Trish e Dra. Luciana, veterin√°ria de equinos contratada que faz visitas quinzenalmente. Como um grupo de pessoas que trabalha com Lady o tempo todo, nós a avaliamos e tristemente concordamos que Lady parecia ter parado de lutar e estava pronta para partir.

O comunicado na íntegra pode ser lido nesta postagem:

Comunicar erro
Coment√°rios