24/06/2024 +55 (99) 9999-9999

O Dia Agora

Balanço parcial das ocorrências nos festejos juninos no Parque do Povo e em Galante

Comprometida em garantir a tranquilidade e segurança de todos que participam dos festejos juninos na Paraíba, a Secretaria da Segurança e da Defesa Social (Sesds) divulgou o balanço parcial das ocorrências registradas no Parque do Povo e em Galante, da 0h do dia 3 até as 24h deste domingo (9).

Por Agencia de Notícias ODIA1 10/06/2024 às 21:09:41

Comprometida em garantir a tranquilidade e segurança de todos que participam dos festejos juninos na Paraíba, a Secretaria da Segurança e da Defesa Social (Sesds) divulgou o balanço parcial das ocorrências registradas no Parque do Povo e em Galante, da 0h do dia 3 até as 24h deste domingo (9). Ao todo, 15 pessoas foram detidas e uma adolescente apreendida pelos órgãos operativos (Polícia Civil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar) em parceria com a Polícia Penal. As ações de repressão qualificada foram coordenadas diretamente do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) da 21ª Região Integrada de Segurança Pública.

O Corpo de Bombeiros Militar realizou 198 atendimentos no Parque do Povo, dos quais 99 foram por emergências clínicas diversas e 64 por intoxicações exógenas (consumo de álcool), além de ações preventivas e apoio a pessoas no local. "A segurança pública da Paraíba tem desenvolvido um trabalho árduo e de inteligência para garantir que os festejos juninos ocorram com paz e tranquilidade. O Centro Integrado de Comando e Controle atua diretamente na integração dos órgãos, atuando com o uso de tecnologias avançadas para a prevenção de crimes e a proteção dos participantes, possibilitando uma resposta ágil e eficaz às ocorrências, garantindo que qualquer incidente fosse resolvido rapidamente, sem comprometer a tranquilidade do evento,” explicou a tenente-coronel BM Jousilene Sales, coordenadora do CICC. No total, foram instaladas 20 câmeras em Galante e 257 no Parque do Povo.

A atuação das forças de segurança nos festejos juninos desempenha um papel crucial na garantia da tranquilidade e segurança dos participantes. O comprometimento das equipes de policiais e bombeiros, presentes todas as noites durante mais de 30 dias de festa, reflete a dedicação inabalável dos profissionais na proteção da população. O Governo da Paraíba tem prestado assistência contínua a todos os envolvidos, fornecendo os recursos e apoios necessários para as operações. Os resultados já obtidos, como a captura de indivíduos com mandados de prisão em aberto e a rápida resposta a emergências, evidenciam a eficácia das medidas implementadas e a colaboração entre as diversas unidades de segurança.

"Estamos comprometidos em garantir que todos possam desfrutar dos eventos com segurança e tranquilidade. Implementamos estratégias de monitoramento constante e patrulhamento ostensivo, além de operações planejadas com base em inteligência, que têm se mostrado eficazes. A colaboração entre as diversas unidades de segurança e a utilização de ferramentas tecnológicas de ponta foram cruciais para a rápida identificação e resolução de incidentes, assegurando um ambiente seguro e agradável para todos", concluiu a coordenadora do CICC 2 Reisp, tenente-coronel BM, Jousilene Sales.

Ocorrências Registradas:
Violência contra Mulher
• 03/06 – 00h08: Prisão de um homem por agredir a companheira no Parque do Povo.
• 06/06 – 03h13: Prisão de um homem por agressão a uma mulher no Parque do Povo.

Desacato:
• 03/06 – 03h03: Prisão de um homem por desacatar uma guarnição PM ao tentar adentrar na área de festa do Parque do Povo.
• 06/06 – 22:57: Prisão de um homem por desacatar uma guarnição dos Bombeiros.
• 06/06 – 02h04: Prisão de um homem por desacatar uma guarnição dos Bombeiros.
• 06/06 – 03h13: Prisão de um homem por desacato ao tentar intervir na condução de um homem, pela PM.
• 08/06 – 02:19: Prisão de um homem por desacato e agressão a componentes de uma guarnição da PM.

Mandados de Prisão:
• 05/06 – 21:09: Homem detido com mandado de prisão por roubo, após informação de Inteligência e abordagem da PM.
• 07/06 – 23:30: Homem detido com mandado de prisão por violência doméstica, após informação de Inteligência e abordagem da PM.
• 07/06 – 23:39: Homem detido, após passar pela câmera de reconhecimento facial, com mandado de prisão por porte ilegal de arma de fogo.

Outras Ocorrências:
• 08/06 – 14:09: Prisão de um homem, em Galante, por descumprimento de regras do regime penal.
• 08/06 – 14:13: Prisão de um homem, em Galante por descumprimento de regras do regime penal.
• 08/06 – 17:06: Prisão de um homem, em Galante por tráfico de drogas, sendo apreendida uma quantia de cocaína e crack.
• 09/06 – 17:43: Prisão de um homem, em Galante, por descumprimento de regras do regime penal.
• 09/06 – 23:09: Prisão de um home por danificar o posto de saúde instalado no Parque do Povo.
• 09/06 – 23:40: Apreensão de uma menor de 18 anos, por infração semelhante ao crime de furto (aparelho celular) no Parque do Povo.

COORDENADA – Integração do CICC com a Polícia Penal resulta em cinco prisões às margens do Açude Velho
A integração entre o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) e a Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) tem demonstrado resultados significativos no cumprimento das leis e na manutenção da ordem pública. Utilizando tecnologias avançadas de videomonitoramento fornecidas pela Secretaria da Segurança e da Defesa Social (Sesds), foi possível identificar e autuar cinco pessoas por descumprimento de regras do regime penal nas margens do Açude Velho.

As ações de videomonitoramento, realizadas no sábado (8), entre 9h50 e 16h, possibilitaram a identificação e localização dos indivíduos tornozelados que infringiram as condições impostas pelo regime penal. Com o auxílio do sistema tático e de busca ativa pelo videomonitoramento, as equipes de segurança realizaram uma ação exitosa, culminando na prisão desses indivíduos.

"A utilização das tecnologias do CICC, integrada com o sistema da Seap tem sido crucial para a eficiência das operações. A capacidade de monitorar áreas estratégicas e realizar buscas ativas com precisão permite que as forças de segurança, bem como a Polícia Penal, ajam de forma rápida e eficaz, garantindo a aplicação da lei e a segurança da população. A colaboração entre o CICC e a Polícia Penal reforça o compromisso do governo do estado com a segurança pública e a ordem social, evidenciando a importância da integração e do uso de tecnologias de ponta nas operações de segurança em todo o estado", ressaltou a coronel PM Júlio César de Oliveira, coordenador estadual do CICC.

Comunicar erro
Comentários