24/07/2024 +55 (99) 9999-9999

Esporte/Cotidiano

Artesanato da Paraíba e Rio Grande do Norte se destaca na Multifeira

Uma das características marcantes da história da Brasil Mostra Brasil é a presença do artesanato.

Por Agencia de Notícias ODIA1 09/07/2024 às 16:27:38

Foto: Prefeitura do Natal

Uma das características marcantes da história da Brasil Mostra Brasil é a presença do artesanato. Trazendo diversas tipologias, o evento sempre deu espaço para artesãos paraibanos e também de outros Estados, especialmente Rio Grande do Norte.

Somente a prefeitura de Natal-RN esse ano enviou uma caravana de 12 artesãos através da Secretaria Municipal do trabalho e assistência social (SEMTAS). "É com muita alegria e satisfação que estamos aqui em mais um grande evento de empreendedorismo. Dizer que estou encantada com a Brasil Mostra Brasil em João Pessoa", disse a secretária Andréia Dias na abertura do evento.

Segundo o diretor da SEMTAS, Rodrigo Loureiro, os artesãos foram selecionados através de edital feito pela secretaria. "Aqui estão trabalhos de renda de bilro com rendeiras da vila de ponta negra, arte em ferro, crochê, pintura em tecido, costura criativa, cartonagem, luminárias".

Vera Brownie, da companhia da Chita, é uma das artesãs selecionadas. Presente pela primeira vez na BMB de João Pessoa, ela já participa da feira em Natal com suas peças de moda autoral em tecido de chita tratada.

Segundo Vera, é feito um tratamento para melhorar a textura e o tingimento. "Faço tingimento natural também e o meu trabalho se conecta com a moda e a cultura popular", disse ela, mostrando o colorido de peças como calças, vestidos, saias, camisas masculinas, além de bolsas com aplicações de elementos culturais como cajueiro e o dançarino de boi de reis.

Bordados paraibanos

Direto do assentamento Maria da Penha II, em Alagoa Grande, para a Brasil Mostra Brasil, o público tem a oportunidade de conhecer o trabalho de mulheres quilombolas. São bordadeiras do campo e da cidade unidas em torno da produção de peças delicadas.

Nilsa Leonísia da Silva é uma delas. Ela conta que é quilombola de Carlos Crioulo em Alagoa Grande e hoje está unida ao trabalho de bordados feito pelas mulheres no assentamento. "Fazemos com amor, dedicação e carinho. É uma terapia".

No estande da feira, Nilsa faz o trabalho ao vivo. São toalhas de banho, mesa, passadeiras, conjuntos de cozinhas, entre outras peças. Nelas, a técnica de diversos bordados, como os de ponto cruz, crivo, vagonite, haidanger e também de fios trançados.

A 29ª Brasil Mostra Brasil acontece até domingo, dia 14, no Centro de Convenções de João Pessoa. O funcionamento é das 16h às 22h e a expectativa é de que mais de 100 mil pessoas passem pela feira até o final do evento.

Fonte: Assessoria
Créditos: Polêmica Paraíba

Fonte: https://www.polemicaparaiba.com.br/

Comunicar erro
Comentários