O Polêmica Paraíba apresenta a partir deste domingo (01), uma série de matérias sobre os planos de governo dos candidatos a prefeitura de João Pessoa. Iniciamos com o prefeito Cícero Lucena do (PP), que disputa a reeleição na capital. O candidato apresentou seu plano de governo ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
O documento tem 106 páginas com medidas que o candidato pretende cumprir caso seja eleito. Para ver o documento na integra acesse o site de Divulgação de Candidaturas e Contas Eleitorais (DivulgaCand).
SAÚDE
O prefeito Cícero Lucena pretende implementar uma série de projetos para melhorar o atendimento de saúde na cidade. Entre as iniciativas planejadas estão a construção do Hospital de Doenças Raras, que fará parte do Complexo de Doenças Raras, além disso, 10 novas Unidades de Saúde da Família do Futuro serão concluídas para garantir atendimento nos bairros Planalto da Boa Esperança, Colinas do Sul, Colibris, Jardim Cidade Universitária, Cidade Maravilhosa, Aldeia SOS, Paratibe e Cidade Verde (Mangabeira), com equipes especializadas e recursos como telemedicina.
Outros projetos incluem a criação do Centro de Hemodiálise municipal, o Centro de Diagnóstico de Imagem da Mulher, a expansão do programa João Pessoa Opera Mais e a instalação de uma unidade de Pronto Atendimento de Urgência Infantil 24h. Uma Maternidade e uma Casa de Parto serão construídas, bem como a Policlínica do Idoso e dois CAPS.
Além disso, será ampliado o aplicativo “João Pessoa Na Palma Da Mão” para agendamento de consultas e resultados de exames, bem como o serviço de odontologia para PCDs no Hospital Dia. A capacitação contínua dos profissionais de saúde e o programa ‘Saúde na Madrugada’, com exames de imagem durante a madrugada, também estão entre as prioridades. A valorização salarial e melhoria das condições de trabalho dos profissionais de saúde também serão priorizadas.
EDUCAÇÃO
Na área de educação ele pretende aprimorar a educação infantil e fortalecer os centros de educação Infantil (CREI). O plano inclui a criação de 4 mil novas vagas em creches, a entrega de 13 novos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI) e equipes itinerantes multidisciplinares nas creches, com a presença de psicólogos escolares e assistentes sociais para apoiar o atendimento educacional das crianças.
Além disso, garantir a continuidade da ‘Colônia de Férias’ no mês de janeiro para todas as crianças, do berçário à pré-escola, em todos os CMEIs.
Outras medidas importantes incluem a criação do programa “Bolsa Destaque Professor” para premiar financeiramente os professores alfabetizadores com melhores resultados. A ampliação da rede de escolas de educação integral, a implantação de novos laboratórios de ciências nas escolas de ensino fundamental II, a criação de um programa de intercâmbio para alunos e professores de língua inglesa, a instalação de uma nova unidade do Centro de Línguas Estrangeiras – Celest Sul e a implantação do Ecossistema Educacional.
Além disso, o plano prevê o fortalecimento da educação especial e inclusiva, da educação de jovens e adultos e da informatização, tecnologia e conectividade nas escolas. Também visa reconhecer e profissionalizar a docência, promover a gestão democrática das escolas, motivar e apoiar os estudantes, melhorar infraestrutura e logística escolar e promover arte, literatura e esporte nas escolas.
SEGURANÇA
Para reduzir a criminalidade e promover a segurança pública, ele pretende construir um Centro Comunitário pela Vida (Convive) em parceria com o Governo Federal, oferecendo serviços assistenciais e de cidadania em áreas vulneráveis.
O projeto "Chega Junto" será expandido para atender pessoas em situação de rua e dependentes químicos. A presença da Guarda Civil Municipal será reforçada em locais com grande movimento, com capacitação e tecnologias de monitoramento.
Câmeras inteligentes serão utilizadas para detectar comportamentos suspeitos em tempo real. Além disso, serão implementados sistemas de reconhecimento facial e de placas de veículos para identificar criminosos procurados.
A integração entre Guardas Metropolitanas e a criação da ROMU que consiste na guarda municipal ser treinada em táticas operacionais por meio de um curso intensivo de capacitação e especialização de determinados grupos, assim como a instauração de um núcleo de Inteligência para combater o crime organizado de forma eficaz.