As articulações para as eleições municipais de 2024 estão a todo vapor. Uma das disputas mais interessantes será na região metropolitana de Catolé do Rocha, mais precisamente no município de Brejo do Cruz, terra do cantor Zé Ramalho.
O Prefeito irá em busca da reeleição, enquanto a oposição concentra suas forças na irmã de um ex-Prefeito.
O maior nome da oposição de Brejo do Cruz, era Ivandi Melquíades de Sousa Filho, que foi Vereador por um mandato e tentou ser Prefeito em 1996, 2000, 2004, 2012 e 2016. Após a derrota contra Barão em 2016, o grupo de Ivandi resolveu apresentar um novo nome para tentar vencer o pleito de 2020.
O escolhido foi o seu sobrinho Doutor Tales Torricelli que estava em sua primeira experiência na política. Apoiado por lideranças como o Deputado Júnior Araújo e o ex-Governador Cássio Cunha Lima, Tales surpreendeu e venceu o então Prefeito, quebrando uma sina de 20 anos sem vitória da oposição na cidade.
Após a vitória em 2020, Tales colocou seu nome como um dos principais Prefeitos da região e aparece como favorito para esta reeleição, em que mais uma vez terá um nome da família Dutra como oponente.
O companheiro de chapa do Prefeito será o mesmo das últimas eleições. O Vice-Prefeito Gugu Alencar também é filiado ao PSDB. Os principais aliados de Tales na disputa são os Deputados Júnior Araújo e Gervásio Maia e os Senadores Veneziano Vital do Rêgo e Efraim Filho.
A família Dutra dominou a política de Brejo do Cruz por mais de 10 anos. A trajetória começou com Francisco Dutra Sobrinho, mais conhecido pelo apelido de Barão. Vereador e Vice-Prefeito, Barão se colocou como candidato do então Prefeito Nascimento Alencar em 2004, derrotando Ivandi Melquíades Filho em uma disputa apertada.
Reeleito em 2008, Dutra colocou como sua sucessora a sua irmã Ana Dutra. Após a vitória de Ana em 2012, Barão retornou em 2016 para mais uma vez ser eleito Prefeito.
Quando tudo caminhava para mais uma vitória de Barão em 2020, a dominância do grupo foi quebrada como citamos anteriormente, pela surpresa chamada Tales Torricelli.
Após não conseguir se candidatar a uma das vagas para a Assembleia em 2022, Barão decidiu não concorrer nestas eleições e inicialmente tinha indicado o seu sobrinho Lamark como candidato do grupo.
Mas após deliberações o nome colocado foi a de Neide Dutra. A irmã do ex-Prefeito é uma estreante em disputas políticas e terá o sobrinho Lamark como companheiro de chapa.
Os dois são filiados ao PP e terão como principais aliados, a Secretária e ex-Deputada Estadual Pollyanna Dutra, que é esposa de Barão e o Governador João Azevêdo.
Fonte: Vitor Azevêdo
Créditos: Polêmica Paraíba