O Arranjo Produtivo da Mandioca e o PLANES (Plano Estadual de Fortalecimento e Desenvolvimento dos Arranjos Produtivos Locais da Paraíba) estiveram em Puxinanã, cidade localizada na região de Campina Grande, nesta quarta-feira (04) dialogando com o segmento naquele município buscando fortalecer as ações que oportunizem a produção e comercialização dos derivados da mandioca.
Dentre as discussões está a regulamentação das casas de farinhas e o fortalecimento das agroindústrias, conforme explicou o Coordenador Estadual do PLANES, Adelaido Araújo, que junto a Associação de Produtores Rurais de Puxinanã pretende atuar a partir de 2025 para concretizar essas pautas.
"Estamos precisando do apoio dos órgãos governamentais para fortalecer a cultura da mandioca, são seis municípios que integram o projeto de revitalização dessa cultura", disse a Presidente da Associação, a Sra. Gerusa.
O Governo do Estado já trabalha essa política pública através da Secretaria da Agricultura Familiar, mas ainda está muito aquém do necessário, entretanto, com a participação da sociedade civil e das entidades representativa dos produtores é possível criar as condições necessárias para que o arranjo produtivo da mandioca seja bem sucedido em sua plenitude.
Fonte: O DIA 1