20/01/2025 +55 (99) 9999-9999

O Dia Agora

JP

Guarabira: secretário da Agropecuária e Pesca detalha o que é preciso para reabertura do abatedouro

secretário Marcelo Bandeira em entrevista aos radialistas Humberto Santos e Jean Gomes Secretário da Agropecuária e Pesca, Marcelo Bandeira foi entrevistado na Rádio Constelação FM de Guarabira, nesta quinta-feira (9), e respondeu a perguntas sobre o que pretende realizar na pasta na atual gestão e apontou que, inicialmente, o abatedouro é um dos principais gargalos.

Por Agencia de Notícias ODIA1 09/01/2025 às 16:14:24
secretário Marcelo Bandeira em entrevista aos radialistas Humberto Santos e Jean Gomes

Secretário da Agropecuária e Pesca, Marcelo Bandeira foi entrevistado na Rádio Constelação FM de Guarabira, nesta quinta-feira (9), e respondeu a perguntas sobre o que pretende realizar na pasta na atual gestão e apontou que, inicialmente, o abatedouro é um dos principais gargalos.

Essa semana, numa importante reunião com a prefeita Léa Toscano, Ministério Público e SUDEMA, foi autorizado o procedimento para encaminhar a reabertura do abatedouro. Marcelo agradeceu ao procurador de Justiça do Ministério Público, Francisco Sagres, que estava na reunião, e antes mesmo da posse de Léa, já vem ajudando nesse sentido.

"Agradecer a Dr. Francisco Sagres por nos apoiar, antes mesmo de iniciar o mandato, ao nos acompanhar na SUDEMA e nesse início de mandato vamos envidar todos os esforços para reabrir o abatedouro. A sociedade está consumindo uma carne que não é fiscalizada e isso gera uma dúvida sobre a qualidade e muitos estão preferindo comprar em supermercado", destacou Bandeira.

O secretário adiantou que as medidas burocráticas já estão em andamento, a exemplo de licença ambiental e projeto de adequação do prédio, e disse que a prefeita elegeu a reabertura do abatedouro como prioridade.

"A gente vai atender a toda legislação, não se tem licença ambiental, estamos caminhando como projeto de adequação do prédio, é preciso melhorar as lagoas de decantação, vamos contratar e treinar os profissionais para manusear os equipamentos, a prefeita Léa elegeu como prioridade essa questão e vamos resolver", disse Bandeira.

Ainda durante a entrevista, Marcelo revelou que ontem voltou ao abatedouro em companhia da secretária de Infraestrutura, Suellen Madruga, que já está trabalhando para acelerar esse processo para obedecer ao que pede a legislação que regulamenta o funcionamento desse tipo de equipamento.

Perguntado a respeito do abastecimento de água na zona rural, o secretário falou que Guarabira é bem servida de abastecimento da Cagepa, mas nessa época de estiagem a Secretaria é muito demandada e só existe apenas um carro-pipa, está atendendo de acordo com as possibilidades e há necessidade da aquisição de pelo menos mais um carro-pipa.

Marcelo disse ainda que, paralelamente, está encaminhando formas de estabelecer parcerias com programas fundamentais para os trabalhadores como o PAA, PNAE, COOPERAR, que irá reativar o Conselho de Agricultura e estreitar as relações com os sindicatos de agricultores e produtores rurais.

Comunicar erro
Comentários