19/04/2024 +55 (99) 9999-9999

João Pessoa

João Pessoa registra em 24h mais de 100% da média de chuvas para fevereiro

O bairro de Manaíra, na Orla de João Pessoa, registrou pico de cerca de 120 milímetros de chuva entre essa sexta-feira (12) e este sábado (13), conforme dados da [...]

Por Agencia de Notícias ODIA1 13/02/2021 às 16:22:40

O bairro de Manaíra, na Orla de João Pessoa, registrou pico de cerca de 120 milímetros de chuva entre essa sexta-feira (12) e este sábado (13), conforme dados da Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa) e da Defesa Civil Municipal. O número é 120% superior à média de 100 milímetros para o mês de fevereiro. Um milímetro de chuva equivale a um litro de água por metro quadrado.

A Aesa explicou que as chuvas foram provocadas por um aglomerado de nuvens que se deslocou do oceano sobre João Pessoa. De acordo com a meteorologista da Aesa, Marle Bandeira, a tendência é de diminuição da intensidade das chuvas nas próximas horas, mas com permanência de céu nublado.

O diretor de minimização e desastres da Defesa Civil de João Pessoa, Alberto Sabino, disse que não foram registradas ocorrências graves devido às chuvas. Segundo ele, um carro foi engolido por um buraco na frente de um prédio nos Bancários, o que pode ter ocorrido por problemas em uma fossa séptica, mas não houve vítimas. “Mandamos uma equipe para investigar a situação desse prédio”.

A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec) disse que funciona normalmente nos dias de Carnaval, seguindo determinação da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), que cancelou o ponto facultativo. “A Compdec segue a programação de ações preventivas e de monitoramento”, informou.

Durante a próxima semana, os serviços de desassoreamento dos rios e a limpeza de galerias acontecerão, em vários pontos da cidade, com todos os agentes nas ruas.

O Corpo de Bombeiros disse ao Portal Correio que não tinha informações sobre possíveis ocorrências relacionadas a chuvas em João Pessoa porque está trabalhando na Operação Carnaval definida pelas forças de Segurança do Estado.

Trânsito

A Superintendência de Mobilidade Urbana (Semob-JP) informou que auxiliou o Corpo de Bombeiros, na manhã deste sábado (13), após a queda de uma árvore, na Rua Juíz Amaro Bezerra, no bairro do Cabo Branco.

“Além de orientar o fluxo devido ao bloqueio da rua, os agentes de trânsito ainda auxiliaram na limpeza para assegurar o trânsito e evitar acidentes. A área já está liberada para passagem de todos”, disse a Semob.

O trânsito ainda enfrentou problemas com alagamentos e semáforos apagados.

  • 9h34 – Acesso da Av. Flávio Ribeiro Coutinho para BR-230 alagado, por isso, a rota dos ônibus que fazem as linhas 1001, 5100, 5603 e 5600, não segue pelo IESP.
  • 10h15 – Agentes de trânsito intervindo no cruzamento da Av. Epitácio Pessoa com Av. Maranhão; semáforo apagado.
Semob pede que motorista redobre a atenção (Foto: Divulgação/Semob-JP)

A Semob pediu que os motoristas redobrem a atenção nas ruas durante as chuvas. “Pedimos que redobrem a atenção. Reduzam a velocidade, respeitem as sinalizações, acendam os faróis e mantenham distância do veículo a sua frente”.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) não registrou acidentes devido às chuvas, até as 10h18 deste sábado (13).

“Sem acidentes de trânsito por enquanto. Trânsito fluindo normalmente. Com um pequeno aumento de fluxo, mas sem retenções”, disse a PRF sobre a situação nas BRs que cortam a Região Metropolitana de João Pessoa.

Como pedir ajuda

A Defesa Civil informou que dispõe de um telefone 24 horas para casos urgentes durante chuvas. O Disk Defesa Civil funciona através do 0800 285 9020.

“As nossas máquinas e profissionais estarão trabalhando para continuar garantindo a segurança da população em áreas de riscos, sem parar o funcionamento do expediente dos servidores na nossa sede”, afirmou Alberto Sabino.

Em caso de urgências na mobilidade urbana, a Semob disponibiliza o telefone 118 ou WhatsApp (83) 987602134. Para ocorrências de trânsito nas BRs, a PRF atende pelo 191. O Corpo de Bombeiros pode ser acionado pelo telefone 193.

Em caso de risco de queda de árvore, a população pode entrar em contato com a Secretaria de Meio Ambiente de João Pessoa (Semam) pelo telefone 0800 281 9208.

Fonte: Portal Correio

Comunicar erro
Comentários