29/03/2024 +55 (99) 9999-9999

Nordeste

Olimpíada de Matemática abre inscrições para alunos de 3º e 4º anos

Alunos do quarto e do quinto anos do ensino fundamental, que estejam regularmente matriculados em escolas públicas municipais, estaduais e federais do país, podem se

Por Agencia de Notícias ODIA1 02/09/2021 às 20:40:32

Alunos do quarto e do quinto anos do ensino fundamental, que estejam regularmente matriculados em escolas públicas municipais, estaduais e federais do país, podem se inscrever para a terceira edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas Nível A (OBMEP Nível A). Estudantes de outras modalidades, como Educação de Jovens e Adultos (EJA), conhecida popularmente como ensino supletivo, estão aptos a participar, desde que sua série escolar corresponda ao quarto ou quinto ano do ensino fundamental.

As inscrições são gratuitas e se estenderão até o dia 29 deste mês, na página da OBMEP. Elas devem ser feitas em nome das escolas, exclusivamente, pelas secretarias de Educação municipais e estaduais e pelos representantes das escolas federais. O link foi enviado ontem (1º) por e-mail para todas as secretarias e representantes. Dúvidas podem ser esclarecidas no e-mail [email protected] ou pelo telefone (21) 2529-5084.

Fase única

A OBMEP Nível A é uma prova de fase única. Elaborado pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), o material de prova será disponibilizado no site da Olimpíada em 30 de setembro. Com 15 questões objetivas, a prova será aplicada em 26 de outubro nas escolas inscritas de todo o Brasil. As questões envolvem características de raciocínio lógico e criatividade, já conhecidas da OBMEP, que é uma competição realizada desde 2005 pelo IMPA e destinada para alunos do sexto ano do ensino fundamental até o terceiro ano do ensino médio.

Na OBMEP Nível A, as secretarias de Educação e os representantes das escolas federais são os responsáveis pela impressão do material de prova, pela logística de aplicação e correção das provas e, também, por qualquer eventual premiação que venham a definir. A divulgação do gabarito da prova no site da OBMEP está prevista para o dia 26 de novembro.

Lançada em 2018, a OBMEP Nível A visa estimular o estudo da matemática e melhorar a qualidade da educação básica. Organizada pelo IMPA, com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC), a competição objetiva também difundir a cultura matemática, assim como identificar novos talentos e promover a inclusão social a partir do conhecimento.

Fonte: Agência Brasil

Comunicar erro
Comentários