19/04/2024 +55 (99) 9999-9999

O Dia Agora

Além da covid-19: lavar as mãos reduz em 40% risco de contrair outras doenças, como gripe e conjuntivite

Por Agencia de Notícias ODIA1 21/10/2021 às 11:05:10

Infectologista do Serviço de Controle de Infecção da Unimed João Pessoa explica como e quando lavar as mãos corretamente

O simples gesto de lavar as mãos pode evitar uma série de problemas de saúde. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram que esse hábito pode reduzir em até 40% a contaminação por vírus e bactérias. Com a chegada da covid-19, a lavagem das mãos ganhou mais destaque, porém a prática vai muito além disso e ajuda a prevenir outras doenças, como infecções gastrointestinais, conjuntivite, gripes e resfriados, hepatite A, mononucleose e viroses transmitidas por superfície são algumas delas.

A infectologista, coordenadora do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar do plano de saúde Unimed João Pessoa, Ana Campanile, alerta para o momento correto da higienização. “É preciso limpar as mãos antes e depois de ações como ir ao banheiro, manusear alimentos e animais de estimação. Também é recomendado lavar as mãos sempre que auxiliar pessoas doentes, trocar fralda ou manipular curativos, por exemplo. Depois de espirrar, assoar o nariz ou tossir levando a mão ao rosto, ou depois de manusear lixo, são atividades do dia a dia com as quais é preciso manter a higiene das mãos sempre”, acrescenta.

De acordo com Ana Campanile, a higiene adequada deve ter a duração de aproximadamente 20 segundos e em todas as partes das mãos. Ao usar água e sabão, não há necessidade de complementar com álcool gel. “Basicamente eles têm a mesma função”, explica. “Pode-se utilizar qualquer sabonete, não precisa ser antisséptico. Água e sabão simples são extremamente eficientes para a eliminação de germes das mãos”, destaca.

Veja o passo a passo para lavar as mãos de forma adequada:

1 – Passe sabonete e água limpa nas mãos;
2 – Esfregue a palma de cada mão;
3 – Esfregue a ponta dos dedos de cada mão;
4 – Esfregue os dedos de cada mão;
5 – Esfregue o polegar de cada mão;
6 – Lave o dorso de cada mão;
7 – Lave os punhos de cada mão;
8 – Seque com toalha limpa ou papel toalha.

Sobre a Unimed JP – Com 49 anos de tradição, a Unimed João Pessoa é uma cooperativa de trabalhos médicos que se consolidou como a melhor e maior operadora de planos de saúde da Paraíba. Além dos mais de 1,8 mil médicos cooperados, possui a mais completa rede de assistência médico-hospitalar privada do Estado. São diversos hospitais credenciados, sendo dois próprios – um deles referência em alta complexidade -, além de clínicas, prontos-socorros e laboratórios à disposição de 155 mil clientes. Comprometida com o desenvolvimento sustentável, é signatária do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU). Tudo isso garante à Unimed JP a liderança absoluta no segmento de saúde suplementar no mercado paraibano. Acesse www.unimedjp.com.br.

Fonte: https://www.polemicaparaiba.com.br/

Comunicar erro
Comentários