28/03/2024 +55 (99) 9999-9999

Paraíba

Bayeux contesta dados de pesquisa e revela evolução e melhoria da saúde do município

Foram coletados junto aos órgãos oficiais, dados referentes aos 14 municípios da 1ª Região de Saúde

Por Agencia de Notícias ODIA1 12/08/2022 às 10:56:09

O número de profissionais do SUS por mil habitantes reflete a força de trabalho dedicada a assistência à saúde (Foto: Divulgação)

O município de Bayeux, através da Secretaria de Saúde, reuniu sua equipe técnica na última semana para avaliar os critérios utilizados pelo instituto Áquila sobre os indicadores de saúde da cidade, apontados como um dos mais deficitários da Paraíba.

A Secretaria de Saúde do município contesta os números divulgados e destaca uma evolução nos indicadores nos últimos dois anos.

Foram coletados junto aos órgãos oficiais, dados referentes aos 14 municípios da 1a Região de Saúde, onde o município de Bayeux encontra inserido dentro do processo de regionalização, e analisados de acordo com a tipologia, parâmetro populacional e tecnologias que contribuem para a gestão da saúde à luz dos indicadores avaliados na plataforma IGMA do Instituto Áquila, que foi a fonte de informação da matéria veiculada.

A Coordenação de Políticas de Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Bayeux não teve acesso a metodologia Cidades Excelentes, utilizada pelo Instituto Áquila, uma vez que essa informação não é de livre acesso, pois é comercializada através da venda de um livro pelo Instituto. No entanto, é importante frisar que a escala apresentada pela imprensa apenas classificou do menor para o maior, sendo o menor resultado o pior, os percentuais apresentados no indicador de Saúde e Bem-Estar, sem levar em consideração nenhuma outra característica do município.

A esperança de vida ao nascer é um indicador calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, que leva em consideração uma série de fatores. Segundo dados divulgados Bayeux possui a quarta maior esperança de vida ao nascer da região de saúde em que está inserida, de 71,73 anos. Na Paraíba, segundo o IBGE, a esperança de vida ao nascer, no ano de 2022, é de 74,86 anos.

O município de Bayeux possui o 3o menor número de mortalidade infantil por mil habitantes da 1a RS. O fato de possuir uma maternidade municipal e ampla cobertura de eSF, podem ser considerados fatores que contribuam para esse resultado.
Percentual da população com vacinação completa contra covid (%) Mortes por Covid-19 (Número por 100 mil habitantes).

O número de leitos hospitalares (SUS) por mil habitantes, reflete a capacidade instalada no tocante a atenção hospitalar. Na 1a Região de Saúde, dentre os 8 municípios que possuem leitos hospitalares, o município de Bayeux encontra-se entre os 6 com a maior proporção por mil habitantes.
É importante frisar que o Hospital Materno Infantil João Marsicano, onde estão concentrados os leitos SUS de Bayeux, é um estabelecimento de saúde próprio, classificado como hospital geral, porém vocacionado para o atendimento em obstetrícia, o que não ocorre em outros municípios da região com melhor resultado, a exemplo do município de Santa Rita, onde o hospital é privado e conveniado ao SUS.

O número de profissionais de saúde (SUS) por mil habitantes, reflete a força de trabalho dedicada a assistência à saúde no município. Dentro da região, o município de Bayeux figura em 12o lugar com 9,71 profissionais de saúde por mil habitantes. Vale ressaltar que a alta rotatividade de profissionais existente no município pode dificultar a manutenção do cadastro no CNES, o que pode de alguma forma impactar nesse número, para mais ou para menos.

Diante das informações expostas, fica evidente que a matéria veiculada não reflete a situação real no tocante à gestão da saúde do município de Bayeux. O monitoramento e a avaliação dos resultados devem ser realizados de modo periódico através dos Relatórios Quadrimestrais – RDQA e Relatórios de Gestão – RAG, importantes Instrumentos de Planejamento e Gestão, sendo estes os faróis para onde a gestão deve olhar para traçar os rumos da saúde no município.

Fonte: Click PB

Comunicar erro
Comentários