20/04/2024 +55 (99) 9999-9999

Brasil/Mundo

Cão-robô russo exibido com lança-foguetes nas costas é vendido no AliExpress

Chamado Go1, o quadrúpede �- que lembra muito o Spot da Boston Dynamics �- é fabricado e vendido pela empresa chinesa Unitree.

Por Agencia de Notícias ODIA1 17/08/2022 às 15:54:59

A empresa russa de engenharia Intellect Machine apresentou um cão-robô capaz de realizar disparos direcionados e transportar armas e munições. O M-81 foi exibido durante a principal convenção militar de Moscou com um lançador de foguetes RPG-26 preso às costas.

Curiosamente, o bot foi mostrado vestindo um macacão de tecido preto que cobria praticamente o seu corpo inteiro. Segundo especialistas, essa artimanha foi usada para disfarçar o que estaria debaixo da roupa: um robô chinês vendido no AliExpress por US$ 2.924 (cerca de R$ 15.000 na cotação atual).

Chamado Go1, o quadrúpede — que lembra muito o Spot da Boston Dynamics — é fabricado e vendido pela empresa chinesa Unitree. O que levantou suspeitas sobre a real origem do M-81 foram os sensores ópticos na parte frontal do robô, justamente a única peça que não aparece encoberta pelo traje ninja.

Russos negam

Segundo o que foi compartilhado pela mídia estatal russa Ria Novosti, o cão-robô foi desenvolvido pela Intellect Machine para realizar missões militares e civis. Com o lança-foguetes acoplado nas costas, ele seria capaz de interceptar e derrubar mísseis inimigos.

Além disso, o bot futurista poderia também ser usado em tarefas mais simples como patrulhamento de áreas afastadas, identificação de alvos difíceis de alcançar por um ser humano ou no transporte de armas e munições para soldados de carne e osso no campo de batalha.

A Intellect Machine diz ainda que o M-81 em sua versão "civil" pode atuar em situações de emergência, identificando vítimas de acidentes, levando medicamentos em regiões de difícil acesso ou ajudar em missões de busca e resgate de pessoas debaixo de escombros.


Copia, mas não faz igual

Depois da repercussão de que o M-81 seria, na verdade, um Go1 travestido de ninja, a Intellect Machine admitiu que usou o cão-robô chinês durante sua apresentação na feira militar de Moscou. A empresa, porém, alegou que esse é apenas um protótipo e que, no futuro, o robô inteiro será fabricado na Rússia.

Quando for mesmo "made in" Rússia, o M-81 terá 58 cm de comprimento, pesando pouco mais de 12 kg e com capacidade para transportar cargas de até 10 kg. Além disso, o bot de uso civil/militar contará com cinco câmeras de profundidade, sistema de inteligência artificial (IA) e deverá alcançar uma velocidade de 17 km/h.

Fonte: Canal Tech

Comunicar erro
Comentários