27/03/2024 +55 (99) 9999-9999

Politica

MP denúncia Célio Alves por violência política de gênero contra Camila Toscano

O candidato a deputado está sendo acusado promotora eleitoral Danielle Lucena da Costa Rocha de desqualificar a atuação parlamentar da tucana apenas por ser mulher.

Por Agencia de Notícias ODIA1 17/08/2022 às 19:11:09

Foto: montagem/arquivo pessoal

O Ministério Público Eleitoral denunciou o candidato a deputado estadual Célio Alves (PSB) por violência política de gênero praticada contra a deputada estadual e candidata à reeleição, Camila Toscano (PSDB). Ele está sendo acusado promotora eleitoral Danielle Lucena da Costa Rocha de desqualificar a atuação parlamentar da tucana apenas por ser mulher.

Conforme os autos do processo, durante entrevista a um programa de rádio, em Guarabira, ele disse que ela Camila Toscano acha que ser deputada "é mostrar a cor do cabelo, o tom da maquiagem, se a roupa está bonita ou não, distribuir sorrisos e dizer que é uma alegria estar aqui".

Na ação, a promotora eleitoral solicita a "retirada do vídeo discriminatório das redes sociais".

O ato praticado por Célio Alves, segundo a denúncia, se enquadra na Lei 14.192/21, que estabelece normas para prevenir, reprimir e combater a violência política contra a mulher durante as eleições e no exercício de direitos políticos e de funções públicas.

A eleição de outubro 2022 é a primeira em que é considerado crime de assédio, constrangimento, humilhação, perseguição e ameaça de uma candidata ou a uma política já eleita. Ainda estabelece que é ilegal atuar com menosprezo ou discriminação à condição de mulher, sua cor, raça ou etnia.

A punição é de até quatro anos de prisão e multa. Se a violência ocorrer pela internet, a pena é mais dura, podendo chegar a seis anos.

Lei estadual – Camila Toscano é autora da Lei 12.247/2022, que cria a Política de Enfrentamento ao Assédio e à Violência Política contra Mulher na Paraíba.

Fonte: Jornal da Paraíba

Comunicar erro
Comentários