28/04/2024 +55 (99) 9999-9999

Nordeste

Assédio na Caixa: pena de Pedro Guimarães pode chegar a 74 anos de cadeia

Por Agencia de Notícias ODIA1 31/03/2023 às 13:13:01
ex-presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, durante entrevista coletiva em Brasília 12/06/2019 REUTERS/Adriano Machado

Na denúncia formal que apresentou à Justiça Federal contra Pedro Guimarães, o Ministério Público Federal pediu a condenação do ex-presidente da Caixa por dois crimes: assédio sexual e importunação sexual.

Como a coluna informou nesta quinta-feira (30/3), a acusação foi aceita e Guimarães agora é réu. Se ele for condenado ao final do processo, a pena pode variar de 7 até 74 anos de prisão.

O MPF enquadrou Guimarães nos artigos 215 (oito vezes) e 216 (sete vezes) do Código Penal e pediu que a Justiça considere como agravante o fato de ele ter supostamente cometido os crimes valendo-se de sua posição hierárquica em relação às vítimas. Nesse caso, a pena é aumentada em 50%.

A partir do recebimento da denúncia pelo Poder Judiciário, o ex-presidente da Caixa passa a ser considerado formalmente réu e o processo começa a tramitar, com depoimentos de vítimas e testemunhas perante o juiz, por exemplo. O próprio Guimarães também será chamado para falar.

Os casos de assédio na Caixa foram revelados pela coluna, em reportagens publicadas em junho do ano passado. Pedro Guimarães caiu em razão do escândalo. A queda ocorreu um dia depois da primeira reportagem.

Fonte: Rodrigo Rangel/Metrópoles

Comunicar erro
Comentários