24/04/2024 +55 (99) 9999-9999

João Pessoa

Sábado é "Dia D" de mobilização vacinal em toda Rede Municipal de Saúde de JP

Por Agencia de Notícias ODIA1 14/12/2023 às 14:59:13

Foto: Reprodução internet

No próximo s√°bado (16), a Prefeitura de João Pessoa estar√° com diversos serviços de sa√ļde abertos para garantir a vacinação da população e complementar o cuidado preventivo contra diversas doenças. O chamamento é também para os idosos acima de 60 anos e pessoas imunocomprometidas acima de 12 anos e que tenham recebido a √ļltima dose do imunizante h√° mais de seis meses, que j√° podem receber a nova dose de reforço com a bivalente.

O objetivo é principalmente para o fortalecimento das ações e a oferta da vacina para fins de melhoria da cobertura, assim como atualizar esquema vacinal com as doses de rotina para toda a população. Segundo dados da Secretaria Estadual de Sa√ļde, na Para√≠ba, a cobertura vacinal com a Bivalente é de 18,16% na população acima de 18 anos. Em João Pessoa esse p√ļblico j√° vacinado é de 66.816 pessoas o que corresponde 10,61%.

Na Capital, a mobilização acontecer√° em todas as Unidades de Sa√ļde da Fam√≠lia (USF), e no Centro Municipal de Imunização, no per√≠odo das 8h √°s 12h. J√° os pontos móveis localizados no Shopping Sul, no bairro dos Banc√°rios, Shopping Tambi√° e no Home Center Ferreira Costa, às margens da BR-230, atender√° ao p√ļblico do per√≠odo da abertura de cada estabelecimento até às 16h. Neste s√°bado, as seguintes Unidades de Sa√ļde da Fam√≠lia não irão funcionar: USFs Jardim Planalto, Padre Hildon Bandeira, Alto do Ceu II e USF São José.

No Parque Solon de Lucena haver√° também ações com vacinação e testagens para Infecções Sexualmente Transmiss√≠veis (ISTs), no per√≠odo das 8h às 12h. A ação é alusiva ao 'Dezembro Vermelho', em combate à Aids e outras infecções.

Fernando Virgolino, coordenador de imunização de João Pessoa alerta sobre a importância da vacinação e dos cuidados das pessoas sintom√°ticas, no caso das s√≠ndromes gripais. "É inquestion√°vel que a proteção por meio da vacinação é a melhor forma de prevenir diversas doenças. No caso da Covid-19, o alerta é diante do cen√°rio com o surgimento de novas sublinhagens, que é a modificação do v√≠rus. Sobretudo, as doses hoje dispon√≠veis atualmente de forma gratuita em todas as rede municipal de sa√ļde, são eficazes contra essas variantes", destacou.

"Ainda assim alertamos para que pessoas sintom√°ticas para s√≠ndromes gripais adotem o uso de m√°scaras, e sigam as medidas de higiene como a lavagem das mãos, o uso de √°lcool gel e distanciamento de pessoas com intuito de contribui para reduzir os riscos da infecção. Os pais e respons√°veis devem lembrar que crianças adoecidas não devem ir às escolas. Tudo isso ajuda a reduzir os riscos de transmissão da doença, e protegem pessoas mais vulner√°reis como idosos, imunossuprimidos e gestantes", completou.

Covid-19 – Em 2023, na Para√≠ba, foram confirmados 5.840 casos, dos quais 5.499 (94,16%) foram leves ou moderados e 341 foram graves. Até o momento, o estado registrou 47 óbitos pelo agravo. Em João Pessoa, de acordo com dados epidemiológicos da Secretaria de Sa√ļde, de janeiro a dezembro deste ano foram notificados 2.242 casos de graves de S√≠ndromes Gripais (SG) e S√≠ndromes Respiratórias Agudas Graves (SRAG) em decorr√™ncia por infecção do SARS CoV-2 em residentes em João Pessoa. Desse total de notificação, foram 28 óbitos. A taxa geral de positividade da Covid-19 no estado, da primeira semana de janeiro até o in√≠cio de dezembro, é de 4,92%.

Fonte: https://www.polemicaparaiba.com.br/

Comunicar erro
Coment√°rios